Início > Coleções > Atividades do MARGS desde 1955 > Performances na abertura da exposição “Presença Negra no MARGS”: “Agô”, de Preta Mina e “Arriada (fluxo reparatório)”, de Rita Lende
As apresentações ocorreram no dia 14/05/2022 no momento da abertura da exposição “Presença Negra no MARGS”.
A primeira intitulada “Agô”, da artista Preta Mina, no âmbito da exposição simboliza um pedido de licença para refletirmos sobre questões que pulsam para o sistema das artes no Rio Grande do Sul.
Já a segunda intitulada “Arriada (fluxo reparatório)”, da artista Rita Lende, questiona através de estereótipos jorrados no corpo das pessoas negras, especificamente mulheres negras, questões relacionadas ao racismo-genderizado, a fetichização, hipersexualização e coisificação de suas figuras pretas femininas e preteridas no território brasileiro.
As fotos desta atividade contém os seguintes créditos:
Foto: Cristiano Rangel / Acervo Documental do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Acervo Documental do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. Demais solicitações de uso devem ser formalizadas para avaliação junto ao Núcleo de Acervos e Pesquisa (pelo e-mail documentacao@margs.rs.gov.br) e só serão autorizadas após aprovação e mediante Termo de Uso. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MARGS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.