Com “Duro” (2016), Renata Sampaio aborda criticamente a maneira estigmatizada de se perceber o cabelo crespo. Além disso, a distribuição dos cabelos ao público subverte e questiona a vontade de tocar nos cabelos crespos, ato que os coloca num lugar exótico e fetichizado.
Partindo desse trabalho, Caroline Ferreira, do Núcleo de Acervos e Pesquisa do MARGS, conduziu a 3ª edição do Programa Público “Mediação crítica”, refletindo sobre aspectos críticos presentes no trabalho, a partir de um viés teórico e outro pessoal.
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Acervo Documental do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. Demais solicitações de uso devem ser formalizadas para avaliação junto ao Núcleo de Acervos e Pesquisa (pelo e-mail documentacao@margs.rs.gov.br) e só serão autorizadas após aprovação e mediante Termo de Uso. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MARGS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.