Assumiu em 2019 como diretor-curador do MARGS.
É crítico e historiador da arte, curador, pesquisador professor, jornalista e editor.
Doutor em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Sua pesquisa de doutorado trata das interseções entre crítica de arte, exposição e curadoria, tendo defendido em 2018 a tese intitulada “A curadoria de exposição enquanto espaço de crítica: a constituição de um campo de prática e pensamento em curadoria no Brasil (anos 1960-1980)”.
Tem mestrado em Teoria, Crítica e História da Arte (UFSM), especialização em Comunicação e Projetos de Mídia (Unifra) e é bacharel em Comunicação Social — habilitação Jornalismo (UFSM).
Possui experiência institucional e museológica em gestão de acervos de arte e documentais, curadoria de exposições, comunicação, editorial, programação de eventos, atividades formativas, cursos e seminários.
Na pesquisa acadêmica, dedica-se à investigação teórica e histórica em crítica e história da arte, estudos expositivos e curatoriais e história das exposições.
Sua trajetória curatorial envolve projetos com artistas históricos e contemporâneos junto a acervos privados e públicos, desenvolvendo exposições individuais e coletivas em museus, instituições e galerias, assim como a editoração de catálogos, livros e publicações de arte.
É professor-colaborador do curso de pós-graduação (especialização lato sensu) Práticas Curatoriais, do Instituto de Artes da UFRGS, ministrando disciplinas como Crítica de Arte, Estudos Curatoriais e Expositivos, e História das Exposições.
É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP).
Em 2019, foi agraciado com o prêmio de Curadoria no Açorianos de Artes Plásticas, da Prefeitura de Porto Alegre. Desde o mesmo ano, já recebeu pelo MARGS diversas distinções do mesmo Prêmio Açorianos, incluindo o Prêmio Destaque Instituição em 2020.
Ganhou a 1ª menção honorífica no Incentive Prize for Young Critics 2016, concedido pela International Association of Art Critics (AICA).
Em 2017 e 2018, integrou o Comitê de Indicação do Prêmio PIPA.
Na trajetória como jornalista, atuou no Grupo RBS a partir de 2002, tendo sido repórter, coordenador de equipes e projetos, editor de área e crítico de arte, integrando entre 2012 e 2016 a coordenação e edição do 2° Caderno do jornal Zero Hora.
No MARGS, implementou uma gestão pautada pela revitalização e qualificação da instituição, valorização dos acervos e da história institucional, ampliação da ação educativa, busca de excelência da programação expositiva e de reposicionamento do Museu no circuito regional-nacional.
No plano de ação e na metodologia de trabalho, a curadoria no MARGS passou a ser entendida como um processo de trabalho coletivo que compreende o ciclo completo de procedimentos técnicos, científicos e intelectuais relacionados à aquisição, interpretação, conservação e divulgação dos Acervos Artístico e Documental da instituição, bem como de concepção e desenvolvimento de exposições e programas públicos. Assim, o processo curatorial integra as responsabilidades de pesquisa e divulgação do Museu e se materializa numa cadeia de trabalho que envolve os diferentes setores e colaboradores externos.
Nesse sentido, desde 2019 estabeleceu-se prioridades na política de exposições, com a implementação de 4 programas expositivos: “Acervo em movimento”, “Histórias ausentes”, “Poéticas do agora” e “História do MARGS como história das exposições”.
Com o fechamento do MARGS em razão da pandemia, liderou o processo de reinvenção digital do Museu com atuação e produção de conteúdos em meio on-line e redes sociais.
Entre 2020 e 2021, atuou no grupo da Secretaria de Estado da Cultura — Sedac que propôs para estabelecer e implementar o plano de segurança sanitária para reabertura das instituições, iniciado pelo MARGS.
Entre 2020 e 2023, liderou a gestão de compatibilização da reforma em andamento do MARGS (arquitetônica e do sistema de climatização) com a manutenção do Museu aberto em funcionamento para o público.
É responsável pela viabilização e realização do Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS iniciado em 2021 com recursos do Governo dos EUA, tendo representado a Sedac junto à Embaixada, ao Consulado e órgãos e instituições norte-americanos.
Em 2022, organizou pelo programa editorial do MARGS 10 publicações que correspondem a catálogos de exposições realizadas desde 2019.