A oficina de escrita foi conduzida por Duan Kissonde, poeta e historiador, em diálogo com a exposição de Fervenza. O poeta propôs uma reflexão sobre a relação do espaço e do contexto com a linguagem, algo também presente nas proposições artísticas de Hélio Fervenza.
Duan selecionou fragmentos de obras literárias e solicitou aos participantes que refletissem sobre as pontuações, pausas e vazios presentes nesses trechos. O grupo realizou um exercício de escrita para preencher o espaço do papel. Kissonde também apresentou plantas e imagens de sua família, abordando a função que a escrita exerce na criação de espaços de memórias em seus poemas e ensaios.
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Acervo Documental do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. Demais solicitações de uso devem ser formalizadas para avaliação junto ao Núcleo de Acervos e Pesquisa (pelo e-mail documentacao@margs.rs.gov.br) e só serão autorizadas após aprovação e mediante Termo de Uso. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MARGS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.