Nelson Boeira Faedrich (Porto Alegre, RS, 1912 – 1994). Cenógrafo, figurinista, ilustrador e pintor. Seus primeiros trabalhos foram publicados no Correio do Povo. No início da década de 1930, foi convidado para trabalhar no atelier da Globo, sob o comando de Ernest Zeuner. Ilustrou mais de cem livros, entre os quais, Contos, de Hans Christian Andersen, Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, e o Tempo e o Vento, de Erico Verissimo.
Em 1954, fez parte da equipe que fundou "A Hora" e foram dele as primeiras ilustrações a cores que apareceram em jornais do Rio Grande do Sul.
A partir do final dos anos 1960, sua arte voltou-se para a pintura. Realizou uma exposição de 14 quadros a óleo sobre o tema "A música interpretada através da pintura", depois veio a série, "Deuses do Panteão Africano (Orixás)", que foi apresentada em todo o Brasil. Ao final da itinerância, o artista doou seus trabalhos ao Ministério do Interior e às embaixadas de Portugal e de países do continente africano. | Fonte de pesquisa: https://www.galart.com.br/artista/nelson-boeira-faedrich/ | Fonte da imagem: https://www.galart.com.br/artista/nelson-boeira-faedrich/ | Acesso em: 27 Dez. 2021.