Joaquim da Fonseca (Alegrete, RS, 1935).
Joaquim da Fonseca é artista plástico, designer gráfico e professor universitário. Publicou vários livros, alguns em co-autoria.Traduziu do inglês obras de sua área de atuação.
Graduado em Artes Plásticas pelo Instituto de Belas Artes (UFRGS) em Porto Alegre (RS) . É pós-graduado como Master in Fine Artes pela Syracuse University, USA. Além de artista plástico, é professor de Comunicação Visual e Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi ilustrador, diagramador e chefe de redação da extinta Revista do Globo. Também exerceu a função de diretor de arte da MPM Propaganda, uma das mais importantes agências na história do país. Embora tenha passado grande parte de sua carreira profissional no Rio Grande do Sul, onde dedicou-se ao magistério superior e à produção visual de capas de livros e periódicos, Joaquim transferiu-se para Brasília em 2009, cidade pela qual encantou-se e reside até hoje. Além das edificações modernistas de Brasília, que se tornaram cartões-postais e pontos turísticos de grande visitação pública, Fonseca fez questão de mostrar paisagens que revelam o cotidiano da população do entorno e das cidades-satélites. Utilizando-se de uma das técnicas mais antigas, Brasília ganha um novo colorido em 33 belíssimas aquarelas com a exposição “Interlúdios de Brasília".
| Fonte de pesquisa: http://www.joaquimdafonseca.com.br/ e https://www2.camara.leg.br/a-camara/visiteacamara/cultura-na-camara/atividades-anteriores/ate-2012/exposicoes-artisticas/gabinete-de-arte-obras-de-joaquim-da-fonseca | Fonte da imagem: https://difusora890.com.br/exposicao-de-aquarelas-sobre-a-serra-gaucha-em-bento-a-partir-do-dia-5/ | Acesso em: 28 dez. 2021.