Documento
Anexos
Metadados
Miniatura
Título
Carlos Vergara — Poética da exuberância
Ano
2024
Tipo de atividade
Início
24/02/2024
Término
02/05/2024
Artistas/Participantes
Curadoria
Promoção
AAMARGS | Fundação Iberê Camargo | Governo do Estado do Rio Grande do Sul | MARGS | SEDAC/RS
Obras
20
Origem das obras
Observações
A parceria entre MARGS e Fundação Iberê, que se dá por ocasião dos 70 anos do Museu, consiste em um modelo de colaboração até então inédito entre as instituições, resultando em um projeto de formato inovador. A exposição foi pensada como uma ampla e histórica individual sobre a produção e a trajetória de Carlos Vergara (Santa Maria/RS, 1941), porém dividida em 2 partes apresentadas simultaneamente, uma na Fundação Iberê e outra no Museu. Para a sua organização, foi convidado o curador Luiz Camillo Osorio, que há muito acompanha a produção do artista gaúcho, que é um dos principais nomes da arte brasileira.
“Carlos Vergara — Poética da exuberância” traz um panorama retrospectivo da carreira do artista, reunindo mais de 90 obras pertencentes a coleções do Rio de Janeiro e de Porto Alegre.
Na Fundação Iberê, a seleção apresentada no 2º andar enfatiza a produção em desenho e pintura, destacando obras desde a década de 1960, algumas delas expostas pela primeira vez, como as realizadas quando Vergara era assistente de Iberê Camargo no Rio de Janeiro.
Já no MARGS, a mostra ocupa duas salas do 2º andar, destacando os processos experimentais desenvolvidos pelo artista envolvendo monotipia e pintura, com a reunião de trabalhos em grande formato que integram as séries “São Miguel” e “Boca de forno”.
No MARGS, a exposição integra o programa expositivo “História do MARGS como História das Exposições”.
Palavras-chave
70 anos do MARGS | Década de 2020 | Gestão Francisco Dalcol | História do MARGS como História das Exposições | Monotipia | Pintura
Condições de reprodução
O uso de imagens e documentos é permitido para trabalhos escolares e universitários com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos. Junto à reprodução, deve sempre constar obrigatoriamente o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Acervo Documental do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. Demais solicitações de uso devem ser formalizadas para avaliação junto ao Núcleo de Acervos e Pesquisa (pelo e-mail documentacao@margs.rs.gov.br) e só serão autorizadas após aprovação e mediante Termo de Uso. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores de direitos, conforme a Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998). O MARGS não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros.